-------------- --------------

sexta-feira, 3 de setembro de 2010


Deus não criou o Universo, assegura Stephen Hawking

O cientista inglês Stephen Hawking afirma en seu novo livro, The Grand Design ( O Grande Desenho ), que o big bang foi uma consequência inevitável das leis da física,que Deus não criou o universo e que as teorias cientificas mais actuais torna redundante a figura de um criador. O livro que o Jornal The Times adiantou trechos neste dia 02 de Setembro, diz: " Dado que exista uma lei como a da gravidade, o universo pode criar-se a se mesmo e de fato o fez,do nada. A criação espontânea é a razão de que exista algo, de que existe o universo, de que nós existamos" Portanto, diz, " Não é necessário invocar a Deus" para que haja o cosmos.

Em sua obra mais popular, A Brief History of Time,( Uma Historia do Tempo), um texto de divulgação sobre o universo e sua evolução, Hawking, físico reconhecido internacionalmente por contribuir nos estudos da cosmologia,gravitação quântica entre outros, sugere que " Se chegar-mos a descobrir uma teoria completa, seria o triunfo definitivo da razão humana, porque então conheceríamos a mente de Deus" Agora, diz ele, Da mesma forma que o Darwinismo eliminou a necessidade de um Deus da Biologia,as novas teorias da física fazem redundante o papel de um criador do universo, O ultimo livro escrito junto ao americano Leonard Mlodinow, sairá a venda no próximo dia 9 de Setembro, Uma semana antes da visita do Papa ao Reino unido.

Os argumentos actuais sugerem que Hawking rompeu com a sua visão sobre a religião anterior, quando ele afirmou que as leis da física significava que apenas não era necessário acreditar que Deus interveio no Big Bang. Agora, destaca, por exemplo, que a descoberta do primeiro planeta extra-solar, em 1992, ajudou a desmontar a visão de Isaac Newton que o universo não poderia surgir a partir do caos, mas foi criado por Deus. Este achado "faz com que certas condições do nosso sistema planetário, o Sol só, a combinação feliz de distância Sol-Terra e uma massa solar são muito menos visíveis, e não em todas as provas convincentes de que a Terra foi cuidadosamente concebido para satisfazer seres humanos ", escrevem Hawking e seu colega no novo livro.

1 comentário: